jueves, agosto 04, 2011

Dinosaurios de Ceara

Acaba de publicarse un libro con el título de "Dinossauros no Ceará", su autor es Hebert Bruno Nascimento Campos. Su título es un poco engañoso ya que trata además de dinosaurios, de cocodrilos, pterosaurios etc. que se han encontrado en los famosos yacimientos brasileños de Ceara. Os adjuntamos un poco de la reseña en portugués. El libro y el resto de la reseña se puede encontrar en aquí.

A Bacia Sedimentar do Araripe (Cretáceo Inferior) do Nordeste do Brasil possui uma importante fauna de arcossauros, que inclui aves, crocodiliformes, dinossauros e pterossauros. Atualmente são mais de 30 espécies conhecidas, distribuídas nas formações Crato e Santana (Aptiano-Albiano).

O livro inicia-se com o prefácio do Dr. Eberhard Frey, do Museu Nacional de História Natural de Karlsruhe, Alemanha – um dos mais reconhecidos pesquisadores da fauna de arcossauros da Bacia do Araripe. Segue com a apresentação do autor sobre alguns episódios de sua trajetória na Paleontologia do Araripe. DINOSSAUROS NO CEARÁ é ricamente ilustrado e com informações científicas a respeito dos fósseis de dinossauros, crocodiliformes, aves e pterossauros presentes nas rochas cretáceas das Bacias Crato e Santana do Nordeste brasileiro. Um livro essencial, organizado em 15 capítulos, com citações e lista de referências.

No hay comentarios: